home . noticias
Notícias
13/08
2012
O peixe que protege o coração

O óleo de peixe pode proteger o coração. A primeira indicação de que o peixe e os óleos de peixes poderiam auxiliar no controle do colesterol e na prevenção de doenças cardíacas partiu da observação de um grupo de esquimós da Groelândia. Apesar de manterem uma dieta rica em gordura, esses esquimós tinham níveis baixos de colesterol no sangue e raramente sofriam de doença cardiovascular. Isso acontecia porque eles consumiam muito peixes de água gelada, ricos em ômega 3. “Os ácidos graxos poliinsaturados ômega 3 (Ácido Eicosapentaenóico - EPA e Ácido Docosahexaenóico - DHA), são indispensáveis à formação das estruturas celulares e necessários ao adequado funcionamento do organismo”, explica a farmacêutica Silvana Montagna, da Stem Pharmaceutical. Os ácidos EPA e DHA encontram-se em altas concentrações nos óleos de peixes de águas frias e profundas, como sardinha, anchova e salmão.

Como o consumo desses peixes, especialmente os dessas regiões, costuma ser baixo no Ocidente, uma alternativa para garantir a dose adequada de Ômega 3 no organismo é a suplementação. A recomendação da complementação por suplementos foi reforçada por um estudo realizado na Itália com 11,3 mil pacientes que haviam sofrido enfarte nos três meses anteriores. Todos receberam os mesmos cuidados preventivos e fizeram uma dieta Mediterrânea - isto é, rica em frutas, vegetais, azeite de oliva e peixe. Algumas pessoas também consumiram diariamente 1 grama de suplemento de óleo de peixe. "A redução do risco de morte súbita apareceu logo após o início do tratamento", disse Roberto Marchioli, chefe da equipe do Consorzio Mario Negri Sud, na Itália, em entrevista à Reuters Health. Após apenas três meses, o acompanhamento dos pacientes que usaram os suplementos de óleo de peixe indicou que o risco de morrerem por qualquer causa caiu 41%. Quatro meses após o início da terapia, os voluntários também mostraram ter chance significativamente reduzida de sofrer morte cardíaca súbita.

A proteção ao coração ocorre por um série de efeitos relacionados à ingestão desse suplemento ou dos alimentos que contenham o nutriente. “O ômega 3, presente no Óleo de Peixe, atua na diminuição na aderência de plaquetas (obstrução dos vasos), na diminuição dos níveis de triglicerídeos e melhora na fluidez do sangue, auxiliando na manutenção dos níveis saudáveis de colesterol”, enumera Silvana. Também age como precursor na síntese de prostaglandinas, agindo em processos inflamatórios. “Quando associado a uma dieta balanceada e hábitos de vida saudáveis, o óleo de peixe auxilia também a regular a fluidez do sangue e o nível de triglicerídeos no organismo”, complementa a farmacêutica responsável pela Stem.

Forma Farmacêutica e Apresentação:
Cápsulas gelatinosas moles, embaladas em frascos plásticos com 60 unidades contendo 500 mg de óleo de peixe e frascos com 60 unidades, contendo 1000 mg de óleo de peixe.

RECOMENDE A STEM PARA SEUS AMIGOS!
Stem Pharmaceutical
Av. Bernardino Silveira Amorim, 1481, prédio 1465
Bairro Rubem Berta
Porto Alegre - RS - Brasil
CEP: 91160-001
(+55 51) 3367.4033

Copyright © 2012 - Stem Pharmaceutical do Brasil