home . noticias
Notícias
04/06
2016
Handbike na Maratona Internacional de Porto Alegre

[Porto Alegre, junho 2016] – A mais importante maratona do Estado será pioneira em inclusão. A corrida é a primeira prova do Brasil com percurso de 42,195 km a abrir espaço oficialmente para as handbikes. “É a conscientização de algo novo, que veio para permitir mais acessibilidade ao esporte”, comenta Paulo Silva, diretor da 33ª Maratona Internacional de Porto Alegre. A prova será disputada no dia 12 de junho, a partir das 6h45, com largada na Av. Augusto de Carvalho, junto ao Parque da Harmonia. As inscrições para todas as modalidades estão disponíveis até o dia 5 de junho no site corpa.esp.br.

No ano passado, o paratleta João Corrêa, patrocionado pela Stem Pharmaceutical e pela Itati Água Mineral, fez a primeira demonstração não competitiva da categoria Handbike na Maratona de Porto Alegre. Acompanhado do também paratleta Adriano dos Santos Monteiro, ele mostrou um equipamento que já é utilizando em importantes maratonas do mundo, como Nova York. “A handbike é mais inclusiva, pois permite que pessoas com deficiências maiores participem. É o caso de tetraplégicos, como Monteiro, que não conseguiria correr com cadeiras convencionais por ter dificuldade de fazer movimentos com a mão”, conta.

No Rio Grande do Sul, Corrêa já se tornou uma referência no tema handbike. Ele já percorreu uma ultramaratona de 200 km com esse equipamento e foi o motivador da inclusão no evento internacional do Corpa. “É muito significativa a inclusão ao lado dos mais 7 mil corredores que disputam a prova”, destaca Paulo Silva. A maratona continuará sendo disputada por cadeirantes, cegos e outros portadores de necessidades especiais e agora também para os usuários de handbike. Uma das características dessa cadeira especial é a velocidade. “No ano passado, quando foi feita a primeira demonstração, Adriano dos Santos Monteiro percorreu o trajeto em 2:04’:52”, enquanto o vencedor na categoria masculina, Mateus Soares Trindade, completou a prova em 2:19’:30”, informa o diretor da Maratona. “Este ano, podemos antecipar que o primeiro a cruzar a linha de chegada será um paratleta com sua handbike”, revela Silva.

RECOMENDE A STEM PARA SEUS AMIGOS!
Stem Pharmaceutical
Av. Bernardino Silveira Amorim, 1481, prédio 1465
Bairro Rubem Berta
Porto Alegre - RS - Brasil
CEP: 91160-001
(+55 51) 3367.4033

Copyright © 2012 - Stem Pharmaceutical do Brasil