home . noticias
Notícias
03/05
2013
Para ir mais longe

O para-atleta João Corrêa realiza no próximo dia 11 a Ultramaratona, com o desafio de percorrer 200 km em 12 horas. Com o desafio, esportista pode entrar para o Guinness.

Após intensa preparação física, que ocorre desde o ano passado, e a vontade de superar seus próprios limites, o atleta paraolímpicoJoão Corrêa, de 49 anos, vai colocar em prática um de seus maiores desafios. A Ultramaratona, que consiste em percorrer 200 km em no máximo 12h, ocorre no sábado,11 de maio. O atleta tem apoio da StemPharmaceutical, Itati Água Mineral, Rotary International Distrito 4670 e Rotary Clube de Canoas Industrial.

Corrêa lançou o projeto em outubro de 2012. Após um acidente que lhe tirou os movimentos das pernas, quando tinha 19 anos, precisou se adaptar à nova realidade para não se afastar do esporte, e desde então se tornou atleta premiado em competições no Brasil e no exterior. “Eu fui atleta desde sempre, então ter de parar era como se fosse o meu fim”, conta. Com seu esforço e o apoio de familiares, amigos e profissionais, João Corrêa tornou-se vitorioso: já passou por mais de 80 maratonas, 150 meias-maratonas e conquistou o tricampeonato brasileiro, além de ter integrado a seleção brasileira de atletismo e participado de provas no exterior.

Logo depois de anunciar o desafio da Ultramaratona, Corrêa iniciou uma rotina de treinos diários que o adaptaram para a intensa atividade. No auge dos treinos, chegou a rodar mais de 8 horas seguidas e mais de 140 quilômetros em um único treino. O atleta utiliza um equipamento próprio para provas de maior velocidade, a handbike, uma cadeira especial com três rodas.

João Corrêa terá como ponto de partida o município de Canoas. Às 4h, o atleta entrará na BR-116 e seguirá pela BR-290 até o município de Osório, para então retornar até Porto Alegre. Durante todo o percurso, Corrêa será escoltado por uma equipe que inclui integrantes da Polícia Rodoviária Federal, médico para monitorar a saúde do atleta, fisioterapeuta, ambulância, além de 10 ciclistas voluntários que irão atuar como batedores; na frente e ao lado, carro de apoio, fotógrafos e cinegrafistas para registro.

O atleta irá realizar o percurso com uma velocidade de 17 km/h, elevando para 22 km por hora em alguns trechos para compensar as paradas que serão realizadas a cada duas horas, durante cinco minutos. O último trajeto compreende a Avenida Castelo Branco e a Avenida Mauá, em Porto Alegre, tendo como destino final a Usina do Gasômetro, com chegada prevista às 16h. Na entrada de Porto Alegre, a EPTC assume a escolta, no lugar da Polícia RodoviáriaFederal. Ao final do desafio, a distância, o tempo, a marca obtida e o material para comprovação serão encaminhados para serem homologados e incluídos no Guinness Book of World Records.

Números

Ao final da Ultramaratona, os números serão impressionantes. João Corrêa e os ciclistas de apoio terão pedalado cerca de 10 mil km, em mais de 600 horas de treino. A distância seria suficiente para ir até São Paulo e voltar cinco vezes.

RECOMENDE A STEM PARA SEUS AMIGOS!
Stem Pharmaceutical
Av. Bernardino Silveira Amorim, 1481, prédio 1465
Bairro Rubem Berta
Porto Alegre - RS - Brasil
CEP: 91160-001
(+55 51) 3367.4033

Copyright © 2012 - Stem Pharmaceutical do Brasil